
O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1974, originalmente denominado Campeonato Nacional de Clubes pela CBD, foi a décima oitava edição do Campeonato Brasileiro.
Como era ano de Copa do Mundo, a pressão para aumentar o número de clubes no Campeonato Brasileiro foi deixada um pouco de lado, para dar uma maior atenção à Seleção Brasileira de Futebol. Permaneceram, portanto, quarenta clubes em uma única divisão para todo o campeonato, porém incluindo o inédito critério de maior renda no critério de desempate.
Campeão Brasileiro - Em 1974 o Vasco da Gama conquistava seu primeiro título brasileiro, além de um imenso orgulho para a torcida cruzmaltina, tratava-se também da primeira equipe carioca a conquistar o Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o campeonato contava com quarenta equipes, restando apenas Vasco e Cruzeiro que se enfrentaram na finalíssima.
Na noite de 1º de agosto, a bola rolou no Maracanã diante de mais de 110 mil torcedores, que compareceram para assistir ao duelo do Gigante da Colina de Ademir e do jovem Roberto Dinamite contra a Raposa dirigida por Hilton Chaves. E quem levou a melhor foi a torcida cruzmaltina, que pôde comemorar a vitória do Vasco por 2 a 1 com gols de Ademir e Jorginho Carvoeiro.
A competição ocorreu de 9 de março à 1 de agosto. Teve uma final polêmica, com a existência de um jogo extra entre Vasco e Cruzeiro, após varias consultas das regras.