Sumariamente falando, tratou-se basicamente de uma “Recopa Rio-São Paulo” organizada pela CBF, tendo como critério classificatório incluir os campeões de 1993 dos torneios de clubes realizados no Rio de Janeiro e em São Paulo, no caso o Campeonato Carioca de Futebol, o Campeonato Paulista de Futebol, o Torneio Rio-São Paulo e o Torneio Ricardo Teixeira, este último uma disputa entre clubes cariocas e paulistas de expressão relativamente menor, segundo a Folha de S.Paulo, uma espécie de “segunda divisão do Torneio Rio-São Paulo”.
Graças à conquista estadual em cima do Fluminense, o Vasco obteve a vaga no torneio junto ao: Mogi Mirim, campeão do Torneio Ricardo Teixeira; Palmeiras, campeão paulista e do Rio-São Paulo; Corinthians, vice de ambas as últimas para o Verdão. Vale ressaltar, o nome do campeonato foi em homenagem ao então presidente da FIFA João Havelange, tendo sido disputado de 10 a 24 de agosto de 1993.
Campeão - Vasco foi campeão do Torneio João Havelange de 1993, disputado em São Paulo.
Esta competição interestadual contou com a participação de Corinthians, Palmeiras e Mogi Mirim, além do Vasco. Foi disputado no sistema de mata-mata, semifinais com jogos de ida e volta.
Jogos do Vasco:
Semifinal
14/08/1993 Vasco3 x 0 Palmeiras
[Hernande, Geovani, Cássio]
17/08/1993 Palmeiras 1 x 1Vasco
[Tinho (contra), Hernande]
Final
21/08/1993 Vasco4 x 0 Mogi Mirim
[Vítor, Jardel, Luís Carlos (contra), Jardel]
24/08/1993 -Mogi Mirim 4 x 0 Vasco(tempo extra: 0-0) (pênaltis: 3-4)
[Daniel, Alexandre, Lela, Zoca]