
Na segunda metade da década de 80, o Vasco da Gama tinha, indiscutivelmente, um dos melhores times do Brasil. O escrete carioca contou com diversos craques, alguns experientes, como Andrade e Roberto Dinamite, alguns que passariam pela Seleção, como Acácio, Bismarck, Geovane, Mazinho, Boiadeiro e o próprio treinador Sebastião Lazaroni, e alguns que se tornariam ídolos mundiais, como Romário e Bebeto (que não chegaram a jogar juntos pelo clube da colina naquela época, apenas em 2001).
Este grande escrete fez com que o Vasco ganhasse vários títulos no período, culminando com o excelente Campeonato Brasileiro de 1989, quando o time foi campeão vencendo o São Paulo na final, com gol de Sorato. Porém, vamos falar de uma outra conquista, o tri do Troféu Ramón de Carranza.
O Troféu Ramón de Carranza é um dos mais tradicionais torneios de meio de ano (pré-temporada na Europa). Normalmente, quatro equipes disputam a competição: o Cádiz, time da casa, e mais três convidados. O formato é simples: semifinais e final. Pois o Vasco da Gama participou do torneio em 1987, 1988 e 1989, ganhando as três. Confira as campanhas:
Vasco 1X0 Atletico Madrid
• Sorato 83´
Final:
Vasco 2X0 Nacional
• Sorato 60´
• Vivinho 83´
Vasco campeão do Troféu Ramón de Carranza de 1989
Campeão
No ano de 1989, o Vasco conquistou o tricampeonato do torneio Troféu Ramón de Carranza ao vencer o Nacional, do Uruguai, na final.
A competição contou com a participação de quatro clubes, Vasco (Brasil), Nacional (Uruguai), Atlético de Madrid (Espanha) e Cádiz (Espanha).