Troféu Teresa Herrera - 1957

(Foto: NETVASCO)

Campeão- Disputado em 1957, o Vasco conquistou o Troféu Teresa Herrera ,  ao vencer o Athletic Bilbao, em jogo único, por 4 a 2.

Conquistado o 1º torneio de Paris, dois dias antes, o Vasco bateu o Athletic Bilbao, da Espanha, com dois gols de Vavá e Valter. Arteche e Macaida descontaram para os adversários.

No dia 16 de junho, somente dois dias após vencer o Real Madrid na final do Torneio de Paris e depois de terem viajado de ônibus por cerca de 11 horas, a equipe vascaína conquistou, na Espanha, o famoso Troféu Teresa Herrera.

O evento e o troféu possuem esse nome em homenagem a Teresa Margarita Herrera y Posada, que nasceu na cidade de La Coruña, em 10 de novembro de 1712. Em decorrência da sua história de vida, Teresa Herrera tornou-se um símbolo corunhês de dedicação aos menos favorecidos. Em 1789, doou todos os seus bens no intuito de que se pudesse fundar na sua cidade natal um hospital em prol da caridade.

No ano de 1946, com a ajuda da Junta Local de Beneficencia, criou-se um evento futebolístico em La Coruña com o objetivo de arrecadar fundos para a caridade. Nascia o "Trofeo Teresa Herrera", cuja primeira partida se celebrou em 31 de julho daquele mesmo ano, com uma vitória do Sevilla/ESP por 3 a 2 sobre o Athletic Bilbao/ESP.

Na sua décima segunda edição (XII Trofeo Teresa Herrera), o convidado foi o Vasco, que já tinha participado em 1947. Na época, o Expresso da Vitória foi derrotado pelo Athletic Bilbao por 3 a 2. Dessa forma, a disputa de 1957 seria a possibilidade de uma revanche, pois, 10 anos após o primeiro encontro, o Vasco teria pela frente o mesmo adversário.

O Vasco era o atual Campeão Carioca (1956), havia derrotado o afamado Real Madrid e era um dos principais representantes do futebol brasileiro. O Athletic Bilbao tinha conquistado o título espanhol na temporada 1956/1957, obteve um quarto lugar na temporada 1956/1957 e era uma das principais equipes espanholas.

Os vascaínos chegaram a La Coruña duas horas antes da partida. Superando todas as dificuldades da viagem, tendo pouco tempo de descanso, o Vasco venceu a equipe do Athletic Bilbao por 4 a 2, com dois gols de Vavá e outros dois de Válter. Assim, tornou-se o primeiro clube brasileiro a conquistar o Troféu Teresa Herrera, que na época possuía bastante prestígio, sendo um dos principais eventos do calendário anual de futebol de clubes

 

 

Fonte: SuperVasco Atualizado em: 13/06/2018 16:19