Taça Guanabara - 2016

(Foto: Reprodução da internet)

Taça Guanabara de 2016 foi disputada pela terceira vez como turno único do Campeonato Carioca. Como na edição anterior, as equipes se enfrentaram em turno único.

Foram dois grupos, A e B, sendo Vasco da Gama e Botafogo como cabeças-de-chave (por terem sido campeão e vice-campeão, respectivamente, da edição de 2015 do Campeonato Carioca). Na primeira fase, os clubes enfrentaram as equipes do outro grupo.

Os quatro primeiros colocados de cada grupo formaram o grupo C. Nesta segunda fase, os membros dos grupos jogaram entre si.

O primeiro colocado do grupo C era o campeão da Taça Guanabara

Campeonato Carioca vai enfrentar, com a vantagem do empate, o Flamengo, que se classificou em quarto lugar ao derrotar o Bangu por 3 a 0, em Macaé. O outro confronto será entre o Fluminense, vice-campeão, e o Botafogo, terceiro colocado, que superou o Boavista por 1 a 0 em Bacaxá. A vantagem do empate é dos tricolores para chegar à decisão do Estadual.

Com a vitória no clássico deste domingo, com gol de Riascos, aos 21 do segundo tempo, o Vasco chegou a 21 jogos de invencibilidade (a última derrota foi em novembro do ano passado, para o mesmo Fluminense, por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro).

O jogo em Manaus foi equilibrado. Os goleiros Martin Silva e Diego Cavalieri apareceram bem e fizeram pelo menos três defesas importantes cada um no jogo. Numa delas, Cavalieri tirou com a ponta dos dedos e mandou ao travessão um chute por cobertura de Andrezinho. No segundo tempo, em bela finalização de Eder Luis, de novo o goleiro tricolor espalmou, e a bola tocou na trave. Já a principal intervenção de Martin Silva foi no fim do jogo, cara a cara com Osvaldo. O atacante do Flu chutou fraco, em cima do goleiro, e desperdiçou o empate.

O Fluminense teve um gol anulado no primeiro tempo, em lance polêmico. O zagueiro Renato Chaves marcou de cabeça, na pequena área, mas o árbitro João Batista de Arruda anulou o lance e marcou falta no goleiro Martin Silva.

No confronto entre o zagueiro Rodrigo e o atacante Fred, melhor para o vascaíno. Rodrigo marcou bem o rival, a quem não cumprimentou antes do jogo, devido a rusgas do ano passado. Fred não teve muitas oportunidades de gol. E finalizou mal no primeiro tempo, em chute torto, para fora. O artilheiro tricolor, que fez as pazes com o técnico Levir Culpi e voltou ao time neste domingo, foi substituído no segundo tempo. Rodrigo, por sua vez, brilhou ao salvar em cima da linha o gol do Fluminense, após cabeçada de Edson.

Também na etapa final os volantes Edson e Marcelo Mattos foram expulsos.

A campanha do Vasco, campeão da Taça Guanabara, teve cinco vitórias e dois empates, com oito gols a favor e dois contra. O time estreou com vitória por 2 a 0 sobre o Bangu, em 13 de março, e depois derrotou Boavista e Botafogo por 1 a 0, nos dias 19 e 27 daquele mês. No dia 30, empatou com o Flamengo em 1 a 1. Na sequência, em 3 de abril, outro empate em 1 a 1, com o Volta Redonda. Na penúltima rodada, no dia 9, 1 a 0 sobre o Madureira e, na decisão do título, 1 a 0 sobre o Fluminense.

O Vasco derrotou o Fluminense por 1 a 0, em Manaus, e conquistou o título de campeão da Taça Guanabara. 

Fluminense: Cavalieri, Wellington Silva, Renato Chaves (Nogueira), Marlon e Giovanni; Elson, Douglas e Gerson; Marcos Júnior (Higor Leite), Osvaldo e Fred (Magno Alves).

Vasco: Martín Silva, Madson, Luan (Rafael Vaz), Rodrigo (Diguinho) e Henrique; Marcelo Mattos, Julio dos Santos (Éder Luis), Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Riascos.

Cartões amarelos: Jorge Henrique, Marcelo Mattos, Douglas, Fred e Renato Chaves

Cartões vermelhos: Marcelo Mattos e Edson

Gol: Riascos, aos 21m do 2º tempo

Juiz: João Batista de Arruda

Público pagante: 28.191

Renda: R$ 2.214.040

Local: Arena da Amazônia.

Fonte: O Globo Atualizado em: 17/04/2019 16:34